07 dezembro 2009

Um sonho filosófico

Hoje em dia, falar sobre ética é uma coisa complicada. Lá na Grécia antiga quando os filósofos criaram à ética deveria ser fácil debater esse tema, pois, a corrupção não estava tão exposta quanto no século vinte e um.
Dólar escondido na cueca, na meia, no sapato... E o cidadão como é que fica?A desonestidade chegou a um alto índice, junto com a falta de caráter. Onde foi parar a ética da ciência do saber?
Esses casos de ‘’falta de caráter’’ não são exclusivos do cenário político. Na sociedade também acontece. Podemos encontrar: em empresas, nas escolas e até mesmo na nossa família.
O que é ser ético?Uma boa parte da população e alguns políticos deveriam ter aulas de filosofia para poderem responder a pergunta citada. Seria como um ABC filosófico. Todos os aspirantes a honestos sentariam nas cadeiras e aprenderiam com um professor, que não devem mentir e nem tomar para si o que é do ‘’coleguinha’’ de classe.
A sociedade deve mudar para depois modificar a sua situação política. Enquanto apenas uma parcela da população gritar, será como um eco, porém,quando o grito for de todos,viraria um show de Rock e ai sim, alguma coisa mudaria.
BY: ANA C.

5 comentários:

Rafael da Paz disse...

Não é possível exigir honestidade num país como o Brasil, onde a maioria da população, se estivesse no poder, faria o mesmo ou até pior...

E aprendemos a vida toda que: se você é bonzinho, você vai se ferrar
então.. o que se ha de fazer ne?

erick disse...

para existir retidão de carater na politica temos q começar por nós mesmos a seguir o caminho certo e tortuoso e deixar de lado o caminho simples e desonesto, a começar pelas coisas mais simples.

Hime disse...

ética, respeito e cidadania já nao existe mais.. se existe é tão pouco que não percebo hm

Ana Paula disse...

Ética, respeito e cidadania existem sim. Temos que discutir tais conceitos e exercê-los no nosso dia-a-dia, ao invés de compactuarmos com o que está sendo propagado na atualidade.

Bih* disse...

éé.. cada veez mais difícil achar ética, respeito e afins por aí :T
mas é como você disse, "A sociedade deve mudar para depois modificar a sua situação política" (Y)