15 dezembro 2010

Ilha das Flores (o Brasil ainda é o mesmo)

Enquanto você está ai, sentando na cadeira, usando o seu PC super moderno, com um monitor LCD de 22’ LED que só falta fazer massagem em você, existem pessoas que nem comida tem para comer...

A culpa disso não é sua e nem minha. A culpa é de um longo processo histórico que o Brasil sofreu. Esse não é um texto político. Eu não vim aqui defender o socialismo, o capitalismo, o comunismo ou o anarquismo. Vim apenas relatar o que eu absorvi assistindo o documentário Ilha das Flores.

Ilhas das Flores é uma ilha onde o lixo de Porto Alegre era ou ainda é depositado. Nessa ilha existem pessoas que comem o lixo que nem para o porco serve. Com uma analise ácida sobre o tema, o cineasta Jorge Furtado demonstra como a nossa sociedade é movida pelo dinheiro. Se você não tem dinheiro, você não é nada.

Queria poder escrever mais sobre o tema, mas, no momento, estou sem palavras...

O documentário foi produzido em 1989 e o tema ainda é atual, o que demonstra que o Brasil não muda e nem nunca irá mudar (sim, essa foi uma análise pessimista).

OBS: Recomendo também o documentário ‘’Estamira’’ de Luiz Fernando Gallego.

Ana C.

Boa Quinta-Feira.



7 comentários:

Louis Beau Pre disse...

É infelizmente essa é uma realidade latente, e não muda mesmo, vivemos num ciclo vicioso.

Heloisa* disse...

Antes de você postar esse post [postar um post, é ótimo..] eu ja havia visto esse documentario e fiquei chocada com a despreocupação do governo e do povo com essa ilha de lixo [ilha das flores é so um nome para abafar todas as atrocidades que existem por lá, o lixo por toda parte e pessoas tendo que se aliemntar com aquilo.]. isso é um insulto a minha vida, ou melhor um insulto a vida da HUMANIDADE, cade o LULA, cade o seu DEUS agora ? [nesse DEUS eu quis me referir ao Lula, pois tem pessoas que o idolatram comos e ele fosse alguma especie de Buda, e aos religiosos fanaticos radicais, não, eu NÃO estou mechendo com religião e NÃO estou dizendo qe DEUS é culpado disto, antes que venham falar coisas.]

Besos&Besos* Ana..Esse foi um dos seus melhores post's

Caio disse...

O problema é que o combustível da sociedade é o capital, e aqueles que não possuem são desprezados por ela. Vivemos numa sociedade porca, suja, desigual. O capitalismo é desumano e mal.

Érica disse...

Esse foi o video mais marcante que eu vi nos meu 3 anos de faculdade. =/

Daniel C. disse...

Já tinha visto esse documentario, já faz alguns anos,até hoje lembrava dele =/

Talissa disse...

Infelizmente isso acontece né? O pior de tudo é saber que a tendência é piorar em função de um bando de gente que não tá nem aí pro que acontece com, o próximo. Isso tudo é uma grande vergonha e ninguém faz nada pra melhorar ¬¬
É exatamente o que o Caio disse!

Fábio Vale disse...

Esta versão do filme não é original. Está cortada (principalmente no início) para caber no limite do YouTube, que é de 10min, se não me engano. No próprio YouTube eu já assisti outra versão completa, mas dividida em duas partes. Vale a pena procurar, pois o filme é muito foda mesmo! Sou fã do Jorge Furtado desde então.
Estamira eu não vi, mas verei. Um documentário nacional que é muito bacana, de outro diretor, é o "Nós que aqui estamos por vós esperamos". Caso ainda não tenha visto, me avise que eu tenho ele baixado aqui.